Chicharrón Peruano



Aqui no Peru existe o costume de reunir-se com a família e sair, mas comumente nos dias de domingo, em uma destas saídas me levaram a comer o famoso chocharrón de que tanto me falaram e relmente era tudo o que tinha me falado, muito gostoso. 0 interessante é que a palavra chicharrón e usada de diferentes modos em vários países. Chicharrón pode ser: gordura derretida para usar-se no preparo de comidas, uma comida que se obtém a partir do derretimento da gordura do porco ou então o processo de fritura da pele de porco com carne ou não. No Brasil isso viria a ser o torresmo um preparado a base de porco também que usa a pele de porco ou a gordura, estes são cortados em pequenos troços e fritos até ficarem crocantes.


 O nome chicharrón aqui no Peru é usado para chamar qualquer tipo de fritura que seja crocante, ou seja, peixes, frutos do mar e principalmente o porco. O tradicional foi o que eu comi em Lurín um lugar aqui de lima onde se encontram vários restaurantes especializados em este tipo de prato. No local onde fomos se podia ver tremenda panela com pedaços de porco com pele, fritos aí na nossa frente com gordura do pouco de água e alguns temperos e sal. Este prato pode ser servido com batatas doces fritas, batatas cozidas, milho tostado e uma salsa chamada “criolla” a base de cebola cortada em tiras, sumo de limão e pedaços de Hortelã.

Esta mesma preparação é utilizada para a preparação de sanduíches, conhecidos como pão com chicharrón, muito comum no café da manhã dos peruanos.


   

Comentários

  1. Obrigado por seu esclarecimento quanto ao significado da palavra chicharrón.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a você pela visita e pelo comentário...

    ResponderExcluir
  3. Um sanduíche desses no café!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  4. O Peru é fantástico e sua culinária peculiar. Me senti muito bem no País.
    Parabéns por compartilhar seus conhecimentos.
    Se puder, siga @tripcult no instagram.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Alexinho, bom dia!

    Acabo de descobrir seu blog e citei-o no meu. Encaixou-se como uma luva.
    Caso esteja em desacordo, por favor, entre em contato.
    Antecipadamente grata por sua atenção,
    Cordial abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas